Iniciamos mais um ano letivo cheio de novidades..., todos os educadores que tem amor a profissao sonham e lutam por esta causa e fazem sucesso entre seus queridos alunos...





terça-feira, 18 de maio de 2010

JOGOS E A MATEMATICA

Em nossa escola os alunos encaram a Matemática como uma disciplina que apresenta espaço para o prazer, as descobertas e a criatividade. Através da dobradura com papel, os professores apresentam o conteúdo programático levando em consideração as etapas do desenvolvimento mental e o ritmo de aprendizagem de cada criança, permitindo, assim, a flexibilidade de raciocínio e o desenvolvimento da criatividade, elementos essenciais à construção do conhecimento.

Nossa proposta estará voltada para atividades lúdicas, dobraduras os alunos poderão estabelecer relações entre os números, reconhecendo a sua necessidade e utilidade.

O trabalho com a Matemática é planejado, e principalmente significativo, dando oportunidade para que os alunos estejam diariamente cercados por propostas e desafios que contribuam para a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas relativas a números, medidas e formas. Cria-se uns ambientes físicos, sociais e cognitivos de modo a garantir o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento e do raciocínio.

Assim o projeto terá como objetivo a formação do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e calculo;Sendo que o ensino deve, portanto contribuir para a formação do cidadão para o seu desenvolvimento como pessoa, em que a qualidade postulada é a solidariedade, participação, criatividade e pensamento criativo.

O projeto deverá procura desenvolver, pensamento lógico,pensamento algébrico,pensamento geométrico,conexões e integração de conceitos matemáticos,situação positiva em relação a matemática, valorizando a utilidade e sua lógica,a comunicação de idéias matemáticas diferentes formas: oral, escrita, por tabelas, diagramas e gráficos.Como professora matemática, acredito que o Origami oferece um farto material para descobertas teóricas que surgem da observação de fatos e da resolução de problemas. Além de ser um excelente passatempo, o Origami pode ser utilizado como um recurso didático que colabora para o desenvolvimento da criatividade, do senso estético e do espírito de investigação, entre outras competências e habilidades recomendadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1999), nas categorias que dizem respeito à representação e comunicação, à investigação e compreensão e à contextualização sócio-cultural.

PROFESSORA CLARICE MARCHESAN- 18.05.2010

A geometria na casa do aluno

O alunos da 8 serie , aplicaram a teoria e a pratica em sala de aula. para dar enfase na aprendizagem do aluno em sala de aula os alunos questionaram a aplicação da geometria em nosso cotidiano. Então problematizou-se:Qual é afunção da geometria na vida do aluno? Qual é a relação com o cotidiano?
O trabalho iniciou-se pesquisandono dicionario os diverso conceitos da geometria, os alunos elencaram todos os conceitos possiveis e apos apresentaram em forma de trabalho  ( trabalho apenas expositivo de informações). Após aplicou-se na pratica o uso da geometria comopor exemplo: Construção da maquete de uma casa, neste caso cada aluno construiu uma replica de sua casa com material reciclavel ou alternativo.