Iniciamos mais um ano letivo cheio de novidades..., todos os educadores que tem amor a profissao sonham e lutam por esta causa e fazem sucesso entre seus queridos alunos...





quinta-feira, 31 de maio de 2012

A utilização da tecnologia no cotidiano matemático escolar O uso desta ferramenta na disciplina de matemática, serve para explorar possibilidades de planos de aula de forma diferenciada contribuindo com o professor e aluno, e valorizando ainda mais os conteúdos a serem estudados. Para isso o professore deverá usar o laboratório de informática com atividades já especificadas anteriormente pelo professor, orientando-o o caminho mais fácil ao resultado final. A muitos recursos que podem ser usados como: produção de slides. Nesta idéia o aluno terá um conjunto de formas diferentes e um ambiente agradável fundamental para desenvolver sua aprendizagem e o gosto pela matemática. Aliar o uso do computador com as aulas de matemáticas deve estar comprometido com o aluno e seu conhecimento e não usá-lo apenas como maquina de reprodução de conteúdos, mas sim explorar na construção de conhecimento. Os alunos transformaram a aula de matemática quando utilizaram a produção de slides em momentos de pesquisa e diversão. Os alunos foram orientados a produzir slides sobre a geometria e a casa, trabalharam em grupos ,percebeu-se produções inexplicáveis e contagiantes, pois cada grupo enfocou uma forma de geometria na casa. 1º Grupo: Teorias da geometria plana e espacial 2º Grupo: Fotografia da casa da família em diversos ângulos, representando a aplicação da geometria nas formas. 3º Grupo: Formas e movimentos destacando Kandiscki, no texto explicativo. 4º Grupo; Arquitetura das casas 5º grupo:Historia e origem das casas, evolução dos tempos ( elementos da natureza na construção da casa. Modelos de casas nos diversos locais do mundo. 6º Grupo: MATEMÁTICA e a decoração de casas. Avaliando cada trabalho desenvolvido percebeu-se que os alunos, dominam a técnica e as ferramentas do uso do computador.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Atividade sobre alimentação e saude, produção do aluno de 6 ano.

A geometria em nossa casa

A geometria e a nossa casa Objetivo da aula . Conhecer a história de vida dos alunos, seus conhecimentos informais sobre sua casa e sua família. - Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da observação e interpretação. Atividades desenvolvidas em sala de aula . - fotografar a sua casa no interior e exterior da casa. -elaboração de slides de sua casa. - pesquisar na internet sobre a origem das casas e suas populações. - apresentação dos trabalhos. - produção individual se sua casa em protótico.( material alternativo) - exposição dos trabalhos - Elaboração da parte escrita do trabalho através de relatório. - relação da construção das casas com a geometria dos sólidos geométrico. - Estudo de área e perímetro de figuras geométricas.